Nossos Serviços

Cipa

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Seu objetivo é “observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos…” Sua missão é, portanto, a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores e de todos os que interagem com a empresa (aqueles que prestam serviço para a empresa).

Brigada de Incêndio

Grupos de pessoas previamente treinadas, organizadas e capacitadas dentro de uma organização, empresa ou estabelecimento para realizar atendimento em situações de emergência.

Primeiros Socorros

Denomina-se primeiros socorros ao tratamento aplicado ao acidentado ou portador de mal súbito, antes da chegada do médico. Chama-se socorrista a pessoa que está habilitada à prática dos primeiros socorros, utilizando-se dos conhecimentos básicos e treinamentos técnicos que o capacitaram para esse desempenho.

(11) 3107-9741
comercial@cimeo.com.br

Ergônomico

O Laudo ou Análise ergonômica é um documento que mostra os riscos ERGONÔMICOS do objeto, do posto ou do profissional.
O Laudo Ergonômico é obrigatório a todas às empresas que possuem empregados, cujas atividades ou operações os expõem a riscos, que por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem em esforços de levantamento, transporte e descarga individual de materiais, ou outros que exigem postura forçada e ainda, esforços repetitivos.

Para Raios

Tem como objetivo garantir que o sistema de proteção contra descarga atmosférica esteja funcionando em conformidade com a norma NBR 5419 da ABNT com objetivo de garantir a segurança das pessoas e de sua propriedade.

Insalubridade

Laudo de Periculosidade e Insalubridade é uma avaliação para definir qual é o grau de insalubridade no local de trabalho.

(11) 3107-9741
comercial@cimeo.com.br

Estas orientações estão embasadas no regulamento técnico de boas práticas na produção de alimentos – Portaria SMS-G nº1210 de 02 de agosto de 2006 e Publicada em Doc de 03-08-2006 – Revoga a portaria anterior – 2535/03.

1 – OBJETIVO:

ESTABELECE OS REQUISITOS ESSENCIAIS DE BOAS PRÁTICAS NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS, A FIM DE SUBSIDIAR AS AÇÕES DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA, VISANDO PREVENIR E PROTEGER A SAÚDE DO CONSUMIDOR, A SAÚDE DO TRABALHADOR E, AINDA, PRESERVAR O MEIO AMBIENTE.


2 – ÂMBITO DE APLICAÇÃO:

APLICA-SE A TODA PESSOA FÍSICA E JURÍDICA QUE POSSUA ESTABELECIMENTO ONDE SEJA REALIZADA PRODUÇÃO, FABRICAÇÃO, IMPORTAÇÃO, MANIPULAÇÃO, FRACIONAMENTO, ARMAZENAMENTO, DISTRIBUIÇÃO, VENDA PARA O CONSUMO FINAL E TRANSPORTE DE PRODUTOS NA ÁREA DE ALIMENTOS


3 – RESPONSABILIDADE TÉCNICA:

A PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA DEVE POSSUIR UM RESPONSÁVEL TÉCNICO LEGALMENTE HABILITADO, DE ACORDO COM O CONSELHO PROFISSIONAL.- AEMPRESA DE PEQUENO PORTE – EPP E A MICRO EMPRESA – ME ESTÃO DISPENSADAS DESTA EXIGÊNCIA


4 – PESSOAL:

  1. TREINAMENTO: TODOS OS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NA MANIPULAÇÃO DOS ALIMENTOS DEVEM SER CONTINUAMENTE TREINADOS.
  2. PROGRAMA DE SAÚDE: TODOS OS ESTABELECIMENTOS DEVEM IMPLANTAR:
    a) PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS(PPRA), LEVANTAMENTO DOS RISCOS A QUE OS TRABALHADORES ESTÃO EXPOSTOS DURANTE A JORNADA DE TRABALHO.
    b) PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL (PCMSO)
    c) REALIZAÇÃO DE EXAMES CLÍNICOS SEMESTRAIS, INCLUINDO NECESSARIAMENTE EXAMES LABORATORIAIS INDICADOS PARA DETECÇÃO DE MOLÉSTIAS INFECTO-CONTAGIOSAS, NOTADAMENTE AQUELAS TRANSMISSÍVEIS AOS ALIMENTOS ATRAVÉS DO SEU MANIPULADOR. ESTA PORTARIA ORIENTA QUE OS EXAMES LABORATORIAIS SERÃO REQUISITADOS PELO MÉDICO EXAMINADOR DE ACORDO COM A AVALIAÇÃO MÉDICA REALIZADA EM CADA FUNCIONÁRIO, POR ROTINA TODOS OS FUNCIONÁRIOS QUE MANIPULAM ALIMENTOS DEVERÃO REALIZAR OS SEGUINTES EXAMES:
    1 – HEMOGRAMA COMPLETO
    2 – PPF (3 AMOSTRAS)
    3 – COPROCULTURA
    4 – SWAAB ANAL.
    OUTROS EXAMES LABORATORIAIS COMO: EXAME MICOLÓGICO UNGUEAL/SOROLOGIA PARA HEPATITE/VDRL) PODERÃO SER REQUISITADOS DE ACORDO COM A AVALIAÇÃO DO FUNCIONÁRIO PELO MÉDICO EXAMINADOR.


5 – ÁGUA:

A ÁGUA DEVERÁ SER POTÁVEL DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO VIGENTE.


6 – PRODUÇÃO:

AS INSTALAÇÕES DEVEM SER PROJETADAS DE FORMA A FACILITAR PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE FLUXOS CONTÍNUOS, SEM CRUZAMENTO DE ETAPAS E LINHAS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO, COMPREENDENDO DESDE O RECEBIMENTO DA MATÉRIA-PRIMA ATÉ O PRODUTO ACABADO OU A DISTRIBUIÇÃO PARA O CONSUMO.


7 – EQUIPAMENTOS, MÓVEIS E UTENSÍLIOS:

NESTE ITEM ESTÃO AS CARACTERÍSTICAS QUE OS EQUIPAMENTOS, MÓVEIS E UTENSÍLIOS DEVEM SEGUIR PARA QUE OS MANIPULADORES DE ALIMENTOS TENHAM O MÁXIMO DE CONFORTO DURANTE A JORNADA DE TRABALHO.


8 – RECEBIMENTO E ARMAZENAMENTO:

O RECEBIMENTO E O ARMAZENAMENTO DOS PRODUTOS DEVEM SEGUIR OS CRITÉRIOS ESTABELECIDOS NESTA PORTARIA.


9 – PRÉ-PREPARO E PREPARO:

TODOS OS CUIDADOS QUE OS MANIPULADORES DE ALIMENTOS DEVEM OBEDECER NO PRÉ-PREPARO E PREPARO DOS ALIMENTOS ESTÃO TRANSCRITOS NESTE ITEM.


10 – EMBALAGEM, DISTRIBUIÇÃO, CONSUMO E TRANSPORTE:

INSTRUÇÕES SÃO ENCONTRADAS NESTE PARAGRAFO, AS QUAIS DEVEM SER SEGUIDAS EM TODOS OS SEUS DETALHES.


11 – CONTROLE INTEGRADO DE PRAGAS:

O CONTROLE INTEGRADO DE PRAGAS DEVE CONTEMPLAR TODAS AS MEDIDAS PREVENTIVAS NECESSÁRIAS PARA MINIMIZAR A NECESSIDADE DA APLICAÇÃO DE DESINFETANTES DOMISSANITÁRIOS E DEVE SER REALIZADO POR EMPRESA DEVIDAMENTE LICENCIADA E/OU CADASTRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA.


12 – HIGIENE (LIMPEZA E DESINFECÇÃO):

A HIGIENIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES, EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS DEVE ESTAR DESCRITA NA FORMA DO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRONIZADO (POP) E DISPONÍVEL PARA A AUTORIDADE SANITÁRIA.


13 – RESÍDUOS SÓLIDOS:

O ESTABELECIMENTO, GERADOR DE RESÍDUO SÓLIDO, DEVE CONTRIBUIR PARA A MINIMIZAÇÃO DOS RESÍDUOS E DEVE SER RESPONSÁVEL PELO SEU ACONDICIONAMENTO CORRETO E COLETA SELETIVA DO LIXO SECO E LIXO ORGÂNICO.


14 – CONTROLE DE QUALIDADE:

UMA DAS PREOCUPAÇÕES CONSTANTES DA EMPRESA MANIPULADORA DE ALIMENTOS DEVE SER O CUIDADO COM O CONTROLE DA QUALIDADE DOS ALIMENTOS OFERECIDOS, EXECUTANDO PERIODICAMENTE, AUDITORIAS INTERNAS DE BOAS PRÁTICAS E SISTEMAS DE QUALIDADES.


15 – EDIFICAÇÕES E INSTALAÇÕES:

AS EDIFICAÇÕES E INSTALAÇÕES DEVEM SEGUIR NORMAS DESCRITAS MINUCIOSAMENTE NESTA PORTARIA.

(11) 3107-9741
comercial@cimeo.com.br

Exames físico e laboratoriais

Para a contratação de um novo funcionário

Funcionário desligando-se da empresa

Realizado em prazos pré determinados

Quando o colaborador se afasta do serviço